12 junho 2012
Olá Galera,

Nesse dia especial, onde a maioria dos casais está definindo a programação da noite de hoje (inclusive se preparando para as imensas filas que irão enfrentar), vale a pena resgatar a origem dessa data tão celebrada pelos casais e se surpreender que ela surgiu no Brasil por motivos não tão românticos assim.
O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial (embora eu ache que deveria ser feriado), destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor (dentre outras frescuragens) entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.  Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

Nesses outros países, a comemoração do dia dos namorados (ou Valentine's Day) não é exclusividade dos enamorados. É tradição nesse dia presentear também amigos, parentes, pessoas que lhe são queridos em geral. Separei para a gente assistir (bem juntinho) nesse dia um famoso episódio do Chaves, onde os personagens comemoram essa data tão especial:






História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. 

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados. (Além é claro, das tradicionais filas quilométricas nos motéis, comuns nesse dia).

Dicas para comemorar a data (No Brasil)

Como esse blog sem dica, não seria o o Cintia Coelho Online, separei alguns links interessantes (comentados!) com dicas bem bacanas para comemorar esse dia: 

1- Seja Criativo: Sair da rotina é sempre muito bom, inclusive no que se refere ao presente: O Blog Surpresa para namorados é repleto de dicas de presentes bem originais para presentear seu amor. Para os talentosos de plantão, que adoram inovar, é uma boa pedida.

2- Crie um Clima Agradável: Nesse artigo do site Bonde, encontre dicas de como elaborar um dia inesquecível para o casal, com dicas simples, mas muito efetivas!

3- Apimente: Uma pimentinha nunca pode faltar. Mas sem exageros... Há um limite muito tênue entre o sensual e o vulgar. E é claro, entre surpreender e assustar. Esse link dão algumas boas dicas de como esquentar o clima.

Bom, espero que tenham gostado...

Abraços,

Cintia C.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Betim, Minas Gerais, Brazil
Psicologa de Profissão, Atleticana de Coração e Blogueira de desocupação. Não necessariamente nessa ordem. Futuramente, pretende fazer o que faz todas as noites: Tentar dominar o mundo.

Gostou? Curte

Pesquisar

Siga-nos

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Uêba - Os Melhores Links