30 janeiro 2013

Olá Galera,

Saudades!!! Aliás, hoje é um dia muito propício, uma vez que comemoramos o dia da Saudade. Então aproveito a ocasião para perguntar, Do que você tem saudades???

A palavra Saudade vem do latim solitate, que na tradução literal quer dizer solidão. Mas em nossa língua ela adquiriu um significado bem mais romântico, como nos mostra o Dicionário Aurélio:

Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.

Comumente, ouvimos falar que só existe Saudade no Brasil. A verdade é que a língua portuguesa conseguiu resumir em uma única palavra uma série de sentimentos que todos os povos experimentam e experimentaram ao longo de sua história. Segundo informações do Site Brasil Escola, em outras línguas não existe uma palavra capaz de traduzir o significado amplo de saudade, mas algumas delas trazem conceitos próximos, mas não tão nobres. Em inglês, saudade é “I miss you” que quer dizer sinto sua falta; em Francês “souvenir”, que significa lembrança; em italiano “ricordo affetuoso”, recordação afetuosa; em espanhol “recuerdo ou te extraño mucho, que significam lembrança e sinto falta, respectivamente.

Que todos nós temos saudades de alguém (ou de alguma coisa) isso não se pode negar. Na história da Psicologia e da filosofia encontramos várias referencias a esse sentimento. Muito antes de existir a palavra "saudade", São Tomás de Aquino falou de um sentimento que é a dor que nasce do amor e que, como ele, causa prazer ao ser sentida. Considerada por muitos como propriedade única da língua portuguesa, a saudade situa-se entre a melancolia e a esperança.

Sendo assim, podemos dizer que a saudade é um sentimento plural. Tem a saudade que dói e a que traz de volta as boas lembranças. A saudade é também torrente de paixão, essa emoção diferente que inspira poetas, compositores, namorados, gente de todas as idades. E você, do que tem saudade?


Abraços Saudosos,

Cíntia C.

2 comentários:

Tatiane Melo disse...

É Tintia, nossos textos chegam a uma mesma conclusão: saudade é boa, mas dói! rsrsrsrs

Camila disse...

Olá! Eu sinto falta do meu cão. ele foi para o veterinário com o meu marido, porque ele foi ferido brincando no parque. meu marido me ligou e disse que vai dar triatox e vai ser curado em breve.

Quem sou eu

Minha foto
Betim, Minas Gerais, Brazil
Psicologa de Profissão, Atleticana de Coração e Blogueira de desocupação. Não necessariamente nessa ordem. Futuramente, pretende fazer o que faz todas as noites: Tentar dominar o mundo.

Gostou? Curte

Pesquisar

Siga-nos

Visualizações

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Uêba - Os Melhores Links